terça-feira, 22 de maio de 2018

BORA NA COPA - URUGUAI


A Celeste vem para sua terceira Copa consecutiva, fato que não acontece desde os anos 70, quando disputou as Copas de 1962 à 1974 de forma seguida. Vice-líder das Eliminatórias Sul-americanas, a Seleção Uruguaia terá Luis Suárez de forma integral nessa Copa (isso se não morder ninguém dessa vez) e conta com uma dupla entrosada entre e ele Edinson Cavani, artilheiro da qualificação na Conmebol com 10 gols.

Com algumas peças envelhecidas, o meio-campo uruguaio passou por uma rejuvenescida com apenas dois dos doze atletas convocados para o setor tendo mais de 30 anos. Jovens como o zagueiro Giménez de 23 anos, Betancur de 20 anos, Nández de 22 anos e De Arrascaeta de 23 anos pedem passagem no rejuvenescimento da equipe.

Apelido: Celeste
Federação: Asociación Uruguaya de Fútbol (AUF)
Confederação: CONMEBOL
Mais jogos: Maxi Pereira, 124 jogos
Mais gols: Luis Suárez, 50 gols
Ranking FIFA: 17º lugar
Código FIFA: URU
Participações em Copa: 13ª participação
Melhor posição: Campeão em 1930 e 1950
Material esportivo: Puma
Capitão: Diego Godín
Expectativa: Quartas-de-Final

CONVOCADOS
GOLEIROS: Fernando Muslera (Galatasaray-TUR), Martín Campaña (Independiente-ARG) e Martín Silva (Vasco da Gama-RJ)

DEFENSORES: Diego Godín (Atlético Madrid-ESP), Gastón Silva (Independiente-ARG), Guillermo Varela (Peñarol-URU), José Giménez (Atlético Madrid-ESP), Martín Cáceres (Lazio-ITA), Maxi Pereira (Porto-POR) e Sebastián Coates (Sporting-POR)

MEIAS: Carlos Sánchez (Monterrey-MEX), Cristian Rodríguez (Peñarol-URU), Diego Laxalt (Genoa-ITA), Giorgian De Arrascaeta (Cruzeiro-MG), Jonathan Urretaviscaya (Monterrey-MEX), Lucas Torreira (Sampdoria-ITA), Matías Vecino (Internazionale-ITA), Nahitan Nández (Boca Juniors-ARG) e Rodrigo Bentancur (Juventus-ITA)

ATACANTES: Cristhian Stuani (Girona-ESP), Edinson Cavani (Paris Saint-Germain), Luis Suárez (Barcelona-ESP) e Maxi Gómez (Celta de Vigo-ESP)

PROVÁVEL TIME TITULAR (4-4-2)

TÉCNICO

Um dos técnicos mais longínquos desse mundial, Óscar Tabárez irá comandar o Uruguai em uma Copa do Mundo pela 4ª vez. A carreira de treinador começou em 1980 pelo Bella Vista, tendo duas passagens pela Seleção Uruguaia Sub-20 em 1983 e 1987, sendo campeão Pan-Americano na primeira passagem. Foi campeão da Libertadores pelo Peñarol em 1987, que o levou ao Uruguai no ano seguinte. 

Comandou o Uruguai na Copa de 1990, saindo para comandar o Boca Juniors onde foi campeão argentino. Treinou Cagliari, Milan e Vélez até parar no Boca em 2002. Em 2006 voltou a seleção do Uruguai que havia falhado em se classificar para em três das últimas quatro Copas e na única participação nesse período caiu ainda na Fase de Grupos. Com Tabárez os uruguaios vão para sua 3ª Copa seguida, chegaram a uma semifinal de mundial depois de 40 anos e levantaram um título de Copa América depois de 16 anos. Tabárez se tornará em 2018 o segundo treinador mais velho de uma Copa do Mundo, com 71 anos e 115 dias, atrás apenas do alemão Otto Rehhagel que comandou a Grécia de 2010 com 71 anos e 317 dias.

ARTILHEIRO
O centroavante Luis Suárez participou de dois dos lances mais polêmicos das Copas recentes. O primeiro em 2010 eu tirar um gol de Gana com a mão no último minuto de jogo que levaria a seleção ganesa a semifinal inédita e a outra em 2014 quando mordeu o zagueiro italiano Giorgio Chiellini. Dessa vez sem polêmicas, Luisito quer comandar o Uruguai nesse Mundial sem interrupções. Principal marcador da Seleção com 50 gols, sendo 21 deles em Eliminatórias, número que o faz ao lado do argentino Lionel Messi o maior marcador da história nas Eliminatórias da Conmebol, quer também manter a boa média no Mundial.

Em 2010 foram 3 gols em 6 partidas, marcando mais 2 gols em 2 jogos na Copa de 2014. Forte, determinado e com faro de gols, temos duas certezas na vida: a morte e que Suárez marcará pelo menos um gol nessa Copa.

CAPITÃO

Segundo jogador mais com mais partidas pelo Uruguai com 116 jogos, o zagueiro Diego Godín estreou na Seleção com apenas 19 anos, em 2005. Treze anos depois, o xerife uruguaio hoje com 32 anos é o capitão desde que o ex-zagueiro Diego Lugano aposentou da Celeste, em 2014. Dono de um jogo aéreo invejável tanto defensivo quanto ofensivo, Godín é um dos melhores zagueiros da atualidade e tem ao lado de Giménez uma dupla de zaga bem entrosada já que são companheiros de Seleção e também de clube, no Atlético Madrid.

CRAQUE

Depois de Suárez e Godín, Edinson Cavani é o principal jogador dessa Seleção Uruguaia. Aos 31 anos, o atacante do Paris Saint-Germain acumula quase 400 gols como profissional, sendo 42 pela Celeste o tornando o segundo principal artilheiro da história do país. 

Coadjuvante de luxo no ataque uruguaio, Cavani rende mais ao lado de um jogador fixo como Suárez do que como referência no ataque como ocorre na Europa. 

OLHO NELE

Um dos destaques do Cruzeiro de Mano Menezes em 2018, o meia Giorgian De Arrascaeta marcou 7 gols e deu 5 assistências nas 24 partidas realizadas na temporada. O jovem meia de 23 anos vem sendo utilizado na meia-esquerda por Tabárez desde o fim do ano passado e pode ser titular na Copa. Dono de bons dribles, esse canhoto é perigoso e entra bem na área adversária, sempre levando perigo. Pelo Uruguai, o meia atuou em 13 oportunidades, marcou 1 gol e deu 2 assistências.

QUEM FICOU FORA

Ao lado de Fernando Torres, Cuauhtemóc Blanco e Marzouk Al-Otaibi, o atacante uruguaio Abel Hernández é detentor do recorde de gols em uma só partida da Copa das Confederações, com 4 tentos no mesmo jogo. Hernández alcançou o feito ao balançar as redes do Taiti, em 2013, no 8x0 do Uruguai. Em 29 jogos pelo Uruguai, ele marcou 11 gols e desde 2014 joga no Hull City da Inglaterra. 

Sempre lembrado por Tabárez nas lista de convocações, Abel Hernández era sempre o reserva imediato da dupla Cavani e Suárez, mas uma séria lesão no Tendão de Aquiles tirou o atacante dos gramados por 7 meses na última temporada, fazendo apenas 10 partidas na temporada 2017-2018. Apesar da boa média de gols, tendo marcado 8 vezes, Tabárez optou por não levar o jogador, convocando Stuani e o jovem Máxi Gómez como opções para o ataque

JOGOS DO URUGUAI NA COPA

15 de Junho - Egito x Uruguai (09:00) - Central Stadium, Ecaterimburgo
20 de Junho - Arábia Saudita x Uruguai (12:00) - Rostov Arena, Rostov do Don
25 de Junho - Uruguai x Rússia (11:00) - Cosmos Arena, Samara

Nenhum comentário:

Postar um comentário