terça-feira, 22 de maio de 2018

BORA NA COPA - ESPANHA


Campeões de duas Euros e uma Copa do Mundo entre 2008 e 2012, a Espanha comanda o futebol de clubes no futebol europeu na última década vencendo 20 das últimas 30 finais no continente. Com amadurecimento de estrelas como David Silva, Sergio Ramos, Piqué e Busquets, além da afirmação de De Gea, Carvajal, Thiago e Isco no time titular, a Espanha é uma das favoritas ao título.

Com campanha invicta nas Eliminatórias, a Espanha venceu 9 das 10 partidas, empatando com a Itália fora de casa. Com 36 gols, foram o terceiro melhor ataque, atrás apenas de Alemanha e Bélgica que marcaram 43 gols. Apesar do forte ataque, a Fúria também tem um sistema defensivo altamente consistente levando apenas 3 gols, tendo sido a melhor defesa das Eliminatórias da UEFA ao lado da Inglaterra.

Apelido: Fúria
Federação: Real Federación Española de Fútbol (RFEF)
Confederação: UEFA
Mais jogos: Iker Casillas, 167 jogos
Mais gols: David Villa, 59 gols
Ranking FIFA: 8º lugar
Código FIFA: ESP
Participações em Copa: 15ª participação
Melhor posição: Campeã em 2010
Material esportivo: Adidas
Capitão: Sergio Ramos
Expectativa: Luta pelo título

CONVOCADOS
GOLEIROS: David de Gea (Manchester United-ING), Kepa Arrizabalaga (Athletic Bilbao-ESP) e Pepe Reina (Napoli-ITA)

DEFENSORESÁlvaro Odriozola (Real Sociedad-ESP), César Azpilicueta (Chelsea-ING), Dani Carvajal (Real Madrid-ESP), Gerard Piqué (Barcelona-ESP), Jordi Alba (Barcelona-ESP). Nacho Fernández (Real Madrid-ESP), Nacho Monreal (Arsenal-ING) e Sergio Ramos (Real Madrid-ESP)

MEIAS: Andrés Iniesta (Barcelona-ESP), David Silva (Manchester City-ING), Isco Alarcón (Real Madrid-ESP), Koke (Atlético Madrid-ESP), Marco Asensio (Real Madrid-ESP), Saúl Ñíguez (Atlético Madrid-ESP), Sergio Busquets (Barcelona-ESP) e Thiago Alcântara (Bayern Munique-ALE)

ATACANTES: Diego Costa (Atlético Madrid-ESP), Iago Aspas (Celta de Vigo-ESP), Lucas Vázquez (Real Madrid-ESP) e Rodrigo Moreno (Valencia-ESP)

PROVÁVEL TIME TITULAR (4-3-3)

TÉCNICO

Ex-zagueiro e volante, Fernando Hierro fez história como jogador no Real Madrid onde conquistou quatro títulos espanhóis e três UEFA Champions League. Mesmo como defensor, é o 5º maior artilheiro da Espanha com 29 gols. Foi Diretor Esportivo da Federação Espanhola entre 2007 e 2011, saindo para assumir a função de Diretor de Futebol no Málaga, ajudando o clube a se classificar para a UEFA Champions League naquela temporada. Em 2014 assumiu o cargo de auxiliar técnico do Real Madrid, que era treinado por Carlo Ancelotti, mas deixou o clube junto com o italiano ao fim da temporada. Treinou o Oviedo na temporada 2016-2017, ficando em 8º lugar na Segunda Divisão Espanhola, retornando ao cargo de Diretor Esportivo da Espanha em novembro do ano passado. Depois do anúncio de Julen Lopetegui como técnico do Real Madrid, a Federação Espanhola decidiu por demiti-lo e anunciou Hierro faltando 2 dias para a estreia da Seleção na Copa do Mundo.

ARTILHEIRO

Aos 32 anos, David Silva vive uma de suas melhores fases na carreira no Manchester City comandado por Pep Guardiola. Na temporada 2017-2018 foram 40 jogos, 10 gols e 14 assistências pelo City, pela Seleção Espanhola foram 6 jogos, 3 gols e 2 assistências. Mais maduro, Silva é dono de grande inteligência em campo e ditando o ritmo da partida. É o principal artilheiro da Fúria entre os convocados, tendo 35 gols em 118 jogos, tendo marcado 5 gols nas Eliminatórias e sendo artilheiro da equipe ao lado de Álvaro Morata, Diego Costa e Isco na campanha de classificação. Silva também é o 4º maior artilheiro da história da Seleção Espanhola, na frente de nomes como Morientes e Butragueño.

CAPITÃO

Assim como André Iniesta, o zagueiro Sergio Ramos irá igualar Fernando Hierro, Iker Casillas e Xavi Hernandez como atletas espanhóis a participarem de mais Copas do Mundo ao jogarem seu quarto mundial. Ídolo do Real Madrid, Ramos assumiu a braçadeira quando David De Gea assumiu a vaga do antigo capitão Iker Casillas no gol da Fúria. 

Seguro, um dos mais perigosos cabeceadores do futebol mundial e raçudo, Sergio Ramos é símbolo da Espanha para 2018.

CRAQUE

Aos 34 anos, Andrés Iniesta se despediu do Barcelona no último fim de semana depois de 22 anos no clube catalão. Nesse período foram 32 títulos profissionais, 674 jogos, 57 gols e 142 assistências. Pela Fúria, 'Don Andrés' conquistou duas Euros e foi o autor do gol do título da Copa do Mundo em 2010. Um dos maiores jogadores de sua geração, dono de uma inteligência acima da média, com passes precisos, dinamismo e liderança fazem de Andrés Iniesta o principal nome de sua seleção. Pela Fúria foram 129 jogos, 13 gols e 26 assistências.

OLHO NELE

Desde 2013 quando chegou no Real Madrid vindo do Málaga, Isco é tratado como a principal joia do futebol espanhol. Hoje realidade, tricampeão da Champions League, titular e ídolo em Madrid, Isco também virou uma das principais estrelas da Fúria. O meia passou por todas as categorias de base sendo campeão europeu sub-21 com Lopetegui, em 2013.

Isco estreou pela Espanha em 2013, até hoje foram 27 jogos e 10 gols, sendo 5 nas Eliminatórias onde foi um dos artilheiros da Fúria na campanha, ao lado de Álvaro Morata, David Silva e Diego Costa. A Copa do Mundo de 2018 será perfeita para observar a afirmação de Isco como um dos melhores jogadores do planeta de forma definitiva. 

QUEM FICOU FORA

Dos quatro artilheiros da Espanha nas Eliminatórias, Álvaro Morata será o único que irá disputar a Copa do Mundo. Reserva de luxo do Real Madrid na temporada 2016-2017, Morata resolveu ser protagonista e aceitou a proposta do Chelsea. Autor de 15 gols na última temporada, 12 foram em 2017, caindo drasticamente de rendimento na segunda parte da temporada.

Apesar da queda de rendimento, a ausência de Morata foi uma surpresa geral já que entre os atacantes convocados, Álvaro é o de melhor média, com 13 gols em 23 jogos. Morata marcou nos últimos quatro jogos que atuou pela Fúria, mas depois de ficar fora dos amistosos contra Alemanha e Argentina, o centroavante realmente ficou fora da Copa.

JOGOS DA ESPANHA NA COPA

15 de Junho - Portugal x Espanha (15:00) - Olímpico de Fisht, Sochi
20 de Junho - Irã x Espanha (15:00) - Kazan Arena, Kazan
25 de Junho - Espanha x Marrocos (15:00) - Arena Baltika, Kaliningrado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário