segunda-feira, 21 de maio de 2018

BORA NA COPA - EGITO


Depois da geração Mohamed Aboutreika, Ahmed Hassan, Mohamed Zidan, Mido e Hossam Hassan dominou a África sendo tri-campeões da Copa Africana de Nações entre 2006 e 2010. Encantaram o mundo com seu jogo ofensivo na Copa das Confederações de 2009, mas quando o assunto foi Copa do Mundo, a geração de ouro sempre bateu na trave, chegando a perder no jogo desempate para a Argélia nas Eliminatórias de 2010.

Hoje comandados por Salah, a atual vice-campeã africana conseguiu sua vaga com muito drama ao ver sua principal estrela marcar em de pênalti aos 49 do 2º tempo o gol da vitória sobre o Congo. O Egito que foi a primeira seleção não americana ou europeia a jogar uma Copa do Mundo em 1934, não vai a mundiais desde 1990 e busca sua primeira vitória em 2018. A maior curiosidade vai para o goleiro Essam El-Hadary de incríveis 45 anos e que deve quebrar o recorde de atleta mais velho a jogar uma Copa do Mundo. El-Hadary está com sua seleção desde 1996 e esteve no elenco em quatro dos sete títulos africanos do país.

Apelido: Os Faraós
Federação: Egyptian Football Association
Confederação: CAF
Mais jogos: Ahmed Hassan, 184 jogos
Mais gols: Hossam Hassan, 70 gols
Ranking FIFA: 46º lugar
Código FIFA: EGY
Participações em Copa: 3ª participação
Melhor posição: 13º lugar em 1934
Material esportivo: Adidas
Capitão: Essam El-Hadary
Expectativa: Oitavas-de-Final

CONVOCADOS
GOLEIROS: Essam El-Hadary (Al Taawoun-SAU), Mohamed El-Shenawy (Al Ahly-EGI) e Sherif Ekramy (Al Ahly-EGI)

DEFENSORES: Ahmed Elmohamady (Aston Villa-ING), Ahmed Fathy (Al Ahly-EGI), Ahmed Hegazi (West Bromwich-ING), Ali Gabr (West Bromwich-ING), Ayman Ashraf (Al Ahly-EGI), Mahmoud Hamdy (Zamalek-EGI), Mohamed Abdel-Shafy (Al Fateh-SAU), Omar Gaber (Los Angeles FC-EUA) e Saad Samir (Al Ahly-EGI)

MEIAS: Abdallah Said (KuPS-FIN), Amr Warda (Atromitos-GRE), Mohamed Elneny (Arsenal-ING), Ramadan Sobhi (Stoke City-ING), Sam Morsy (Wigan-ING), Shikabala (Al Raed-SAU), Tarek Hamed (Zamalek-EGI) e Trézéguet (Kasımpaşa-TUR)

ATACANTES: Mahmoud Kahraba (Al-Ittihad-SAU), Marwan Mohsen (Al Ahly-EGI) e Mohamed Salah (Liverpool-ING)

PROVÁVEL TIME TITULAR (4-2-3-1)

TÉCNICO

O experiente treinador argentino Héctor Cúper está a frente do Egito desde 2015. A carreira começou no Huracán em 1993, clube onde aposentou como jogador um ano antes. Começou a ganhar destaque no Lanús onde foi campeão da Copa Conmebol em 1996. Chegou na Europa com passagens por Mallorca e Valencia onde conquistou com cada clube uma Supercopa da Espanha, levando o Mallorca a sua primeira e única Champions League em 1999, comandando o Valencia nas suas duas finas de Champions em 2000 e 2001. 

Passou pela Internazionale, Bétis, Parma e outros trabalhos em clubes de mercados menores da Europa. Assumiu o Egito, conseguiu classificar a equipe de volta a Copa Africana de Nações após três edições de fora e a Copa do Mundo depois de 28 anos. Adepto de um forte sistema defensivo, terá Mohamed Salah em sua melhor fase na carreira para levar o Egito pela primeira vez a sonhada vitória em Copas do Mundo e quem sabe uma vaga nas Oitavas-de-Final.

ARTILHEIRO

Após 10 anos sem rivais, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi finalmente ganharam um concorrente ao prêmio de melhor do mundo. Mohamed Salah foi o segundo principal marcador da Chuteira de Ouro, com 32 gols na liga inglesa, recorde do Liverpool e artilheiro da Premier League. Para coroar a temporada é o vice-artilheiro da Champions League ao lado do companheiro de time Roberto Firmino com 10 gols e é o principal jogador da sua equipe que está na final e a primeira em dez anos. 

Forte, rápido, inteligente, Salah é o principal jogador de seu time no Mundial. Com 33 gols em 57 jogos, 5 deles nas Eliminatórias, inclusive os dois contra o Congo que garantiram seu país na Copa. 

CAPITÃO

Essam El-Hadary chega em 2018 para quebrar o recorde do goleiro colombiano Faryd Mondragón como jogador mais velho a jogar uma partida de Copa do Mundo. Essam tem 45 anos, está na Seleção do Egito desde 1996, tendo atuado em 156 jogos, o 3º jogador com mais partidas pela equipe egípcia. 

El-Hadary é bem alto e bastante experiente, e apesar de não ser o mais ágil dos goleiros é bastante técnico e tem bom tempo de bola.

CRAQUE

Como assim o Elneny é o craque e não o Salah? Como o Salah é o jogador convocado com mais gols ficou como o artilheiro e o segundo jogador de mais importância é Mohamed Elneny, volante do Arsenal. Técnico, com boa saída e visão de jogo ele pode não ser o jogador preferido dos Gunners, mas é muito importante para o Egito. 

É com Elneny que o Egito criará boa parte de suas jogadas, criando espaços para Salah e Trézéguet avançarem pelas pontas.

OLHO NELE

Mahmoud Hassan, ou Trézéguet como é conhecido foi um dos destaques Kasımpaşa no último Campeonato Turco onde marcou 13 gols, sendo artilheiro do time e ajudando seu equipe a terminar na 8ª posição. Extremo-esquerdo, faz junto com Salah as pontas da Seleção. Veloz e forte, o jogador de 23 anos é digno de ver não só pelo apelido relembrando o atleta argentino naturalizado francês David Trezeguet, como também seu bom futebol. Pela Seleção do Egito marcou apenas 2 gols em 23 jogos, mas vem ganhando importância no time e provavelmente será titular na Rússia.

QUEM FICOU FORA

Quem acompanha o futebol português provavelmente conhece Ali Ghazal. Volante alto de muita força física, foi titular do Nacional da Ilha da Madeira por quatro temporadas entre 2013 e 2017, quando fez uma transferência frustrada e sem jogar para o Guizhou Hengfeng da China, sendo negociado com o Vancouver Whitecaps do Canadá sete meses depois para a disputa da Major League Soccer.

Ghazal chegou já no fim da temporada e uma lesão muscular no início da temporada da MLS, em Março, o tirou a chance de ser lembrado por Héctor Cúper.

JOGOS DO EGITO NA COPA

15 de Junho - Egito x Uruguai (09:00) - Central Stadium, Ecaterimburgo
19 de Junho - Rússia x Egito (15:00) - Zenit Arena, São Petersburgo
28 de Junho - Arábia Saudita x Egito (13:00) - Volgograd Arena, Volgogrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário