segunda-feira, 21 de maio de 2018

BORA NA COPA - RÚSSIA


Rodeados de desconfiança, os russos chegam como país sede para sua quarta Copa do Mundo após a dissolução da União Soviética. Desde a primeira participação russa na Copa de 1994, foram apenas duas vitórias, dois empates e cinco derrotas, sempre caindo na Primeira Fase. Para aumentar as dúvidas sobre a Rússia, a equipe sequer passou da Fase de Grupos na Copa das Confederações ano passado, perdendo dois dos três jogos para Portugal e México, vencendo apenas a Nova Zelândia.

Comandados por Stanislav Cherchesov, os russos anunciaram uma pré-lista com 28 nomes. Apesar da expectativa sobre as convocações do brasileiros naturalizados, apenas Mauro Fernandes continua na disputa. O goleiro Guilherme está na lista de espera com outros seis jogadores e o atacante Ari que viveu com lesões na última temporada ficou de fora.

Apelido: Seleção Nacional/Sbornaya
Federação: Russian Football Union (RFU)
Confederação: UEFA
Mais jogos: Sergey Ignashevich, 120 jogos
Mais gols: Aleksandr Kerzhakov, 30 gols
Ranking FIFA: 66º lugar
Código FIFA: RUS
Participações em Copa: 11º participação
Melhor posição: 4º lugar em 1966
Material esportivo: Adidas
Capitão: Igor Akinfeev
Expectativa: Oitavas-de-Final

CONVOCADOS
GOLEIROS: Andrey Lunyov (Zenit-RUS), Igor Akinfeev (CSKA Moscou-RUS) e Vladimir Gabulov (Club Brugge-BEL)

DEFENSORES: Andrei Semyonov (Akhmat Grozny-RUS), Fyodor Kudryashov (Rubin Kazan-RUS), Igor Smolnikov (Zenit-RUS), Ilya Kutepov (Spartak Moscou-RUS), Mário Fernandes (CSKA Moscou-RUS), Sergey Ignashevich (CSKA Moscou-RUS) e Vladimir Granat (Rubin Kazan-RUS)

MEIAS: Alan Dzagoev (CSKA Moscou-RUS), Aleksandr Golovin (CSKA Moscou-RUS), Aleksandr Samedov (Spartak Moscou-RUS), Aleksandr Yerokhin (Zenit-RUS), Anton Miranchuk (Lokomotiv Moscou-RUS), Daler Kuzyaev (Zenit-RUS), Denis Cheryshev (Villarreal-ESP), Roman Zobnin (Spartak Moscou-RUS), Yuri Gazinsky (Krasnodar-RUS) e Yuri Zhirkov (Zenit-RUS)

ATACANTES: Aleksei Miranchuk (Lokomotiv Moscou-RUS), Artem Dzyuba (Arsenal Tula-RUS) e Fedor Smolov (Krasnodar-RUS)

PROVÁVEL TIME TITULAR (4-2-3-1)

TÉCNICO

Goleiro de destaque no fim dos anos 80, Cherchesov foi convocado para duas Copas do Mundo como jogador, atuando uma partida em 1994 e sendo reserva em 2002, ano de sua aposentadoria. Começou sua carreira de treinador no futebol austríaco pelo Kufstein em 2004 e depois pelo Wacker Tirol até 2006 quando assumiu o Spartak Moscou. Treinou clubes do futebol russo sem muito sucesso até 2015 quando deixou o Dínamo Moscou para assumir o Légia Varsóvia da Polônia. Logo na primeira temporada foi campeão tanto do Campeonato Polonês quanto da Copa da Polônia, levando o convite à Seleção Russa por 2 anos.

Cherchesov comandou o time em 18 partidas, com 5 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, um aproveitamento 28%, o pior da história de um técnico da Seleção Russa desde 1992. Adepto de um sistema defensivo, viu seu 3-5-2 não funcionar, e deve utilizar o 4-2-3-1, fazendo uma firme linha de 4 na primeira zona do campo.

ARTILHEIRO

Principal artilheiro da Seleção Russa, o atacante de 28 anos Fedor Smolov é a esperança dos donos da casa no Mundial. Foram 12 gols em 30 partidas com a Rússia. Revelado pelo Dínamo de Moscou era considerado uma grande promessa, mas não conseguia se firmar nas equipes que passava até chegar no Krasnodar em 2015. Pelo Krasnodar foram 63 gols em 98 partidas, firmando lugar na equipe titular da Seleção. Apesar de alto (1,87 m), Smolov sai bastante da área para buscar jogo, tem bom posicionamento e um pivô perigoso.

CAPITÃO

Aos 32 anos, o goleiro Igor Akinfeev é titular da Seleção Russa desde 2004. Foram 104 partidas no gol russo, sendo o 4º atleta com mais partidas pelo país. Capitão da equipe desde o fim da Eurocopa, Akinfeev é um dos membros mais conhecidos da equipe. Começou a carreira no CSKA Moscou em 2003, assumindo a titularidade desde sua primeira temporada e hoje soma 565 partidas pelo seu clube, sendo o atleta mais vezes em campo pelo CSKA.

CRAQUE

Principal jogador da Seleção Russa, Alan Dzagoev foi destaque da equipe na Euro de 2012 sendo um dos artilheiros da competição com 3 gols marcados. Aos 27 anos, o meia é destaque do CSKA Moscou e já somou 55 jogos e 9 gols pela Rússia. Inteligente, com boa chegada no ataque e chute forte de média distância, Dzagoev é quem pode fazer algo diferente pelos russos.

OLHO NELE

Aleksei Miranchuk é um dos jovens valores da equipe russa. Aos 22 anos, o atacante do Lokomotiv Moscou. Com a lesão de Smolov no fim 2017, Miranchuk recebeu chances como titular e não decepcionou marcando gols contra a Espanha e Coréia do Sul. Pela Rússia foram 4 gols em 16 jogos. Bem móvel, consegue jogar tanto de centroavante como segundo atacante e meia-atacante, deve ter boas chances de provar seu valor no Mundial.

QUEM FICOU FORA

Aleksandr Kokorin era a principal esperança russa para gols no Mundial. O centroavante de 27 anos do Zenit é o principal marcador da Seleção em atividade ao lado de Smolov com 12 gols, tendo atuando em 48 partidas. Porém, o atacante sofreu com uma rotura no ligamento do joelho em março que o tirou da Copa. 

JOGOS DA RÚSSIA NA COPA
14 de Junho - Rússia x Arábia Saudita (12:00) - Luzhniki Stadium, Moscou
19 de Junho - Rússia x Egito (15:00) - Zenit Arena, São Petersburgo 
25 de Junho - Uruguai x Rússia (11:00) - Cosmos Arena, Samara

Por Luca Laprovitera Facebook
Twitter
Instagram
Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário