segunda-feira, 21 de maio de 2018

BORA NA COPA - ARÁBIA SAUDITA


Em 1989, a Arábia Saudita assombrava o mundo ao vencer a anfitriã Escócia e ser campeã Mundial Sub-17. Cinco anos depois uma geração comandada pelo goleiro Al-Deayea e pelo atacante Al-Owairan que com gol antológico contra a Bélgica levou a Arábia Saudita a ser a primeira seleção asiática em um mata-mata de Copa do Mundo desde a Coréia do Norte em 1966.

Fora das Copas desde 2006, a última vitória saudita em Mundiais foi justamente naquele 29 de junho de 1994 contra a Bélgica. De lá para cá foram 8 derrotas e 2 empates, e em 2018 o principal objetivo é não ser lanterna em um chato grupo contra a Rússia dona da casa, contra a enjoada Seleção do Egito e o tradicional Uruguai.

No início do ano, a Federação Saudita fez uma parceria com a La Liga (Liga Espanhola) e alguns atletas foram jogar na Espanha. Três atletas convocados na pré-lista jogam no país ibérico, enquanto todos os demais jogam no próprio país.

Apelido: Falcões Verdes
Federação: Saudi Arabia Football Federation
Confederação: AFC
Mais jogos: Mohamed Al-Deayea, 178 jogos
Mais gols: Majed Abdullah, 71 gols
Ranking FIFA: 67º lugar
Código FIFA: KSA
Participações em Copa: 5º participação
Melhor posição: 12º lugar em 1994
Material esportivo: Nike
Capitão: Osama Hawsawi
Expectativa: Primeira Fase

CONVOCADOS
GOLEIROS: Abdullah Al-Mayouf (Al-Hilal-SAU), Mohammed Al-Owais (Al-Ahli-SAU) e Yasser Al Mosailem (Al-Ahli-SAU)

DEFENSORES: Ali Al Bulaihi (Al-Hilal-SAU), Mansoor Al-Harbi (Al-Ahli-SAU), Mohammed Al-Breik (Al-Hilal-SAU), Motaz Hawsawi (Al-Ahli-SAU), Omar Hawsawi (Al-Nassr-SAU), Osama Hawsawi (Al-Hilal-SAU) e Yasser Al-Shahrani (Al-Hilal-SAU)

MEIAS: Abdulmalek Al-Khaibri (Al-Hilal-SAU), Abdullah Al-Khaibari (Al-Shabab-SAU)
Abdullah Otayf  (Al-Hilal-SAU), Fahad Al-Muwallad (Levante-ESP), Hattan Bahebri (Al-Shabab-SAU), Housain Al-Mogahwi (Ah-Ahli-SAU), Mohamed Kanno (Al-Hilal-SAU), Salem Al-Dawsari (Villarreal-ESP), Salman Al-Faraj (Al-Hilal-SAU), Taisir Al-Jassim(Al-Ahli-SAU) e Yahya Al-Shehri (Leganés-ESP)

ATACANTES: Mohammad Al-Sahlawi (Al-Nassr-SAU) e Muhannad Assiri (Al-Ahli-SAU)

PROVÁVEL TIME TITULAR (4-2-3-1)

TÉCNICO

Argentino naturalizado espanhol, Juan Antonio Pizzi foi um atacante de sucesso nos anos 90 com passagens destacadas por Tenerife, Barcelona, River Plate e Rosário Central. Começou sua carreira de treinador em 2005 no Colón, da Argentina. Passou pelo futebol peruano até chegar no Santiago Morning do Chile, em 2009. Na temporada seguinte assumiu o Universidad Católica onde foi campeão chileno e montou a base campeã da Sul-Americana de 2011. Foi campeão argentino com o San Lorenzo em 2013, rodou pelo Valencia e pelo León do México até assumir a Seleção do Chile substituindo Jorge Sampaoli. 

Contestado, conquistou a Copa América Centenário, mas pediu demissão em outubro do ano passado após não conseguir classificar a Seleção Chilena para a Copa do Mundo. Desde novembro no comando da Arábia Saudita, venceu 3 dos 6 jogos disputados, empatando um e perdendo para Iraque e Bélgica. Com uma defesa bem postada, Pizzi aposta em dois pontas velozes para contra-ataques e um criador, transitando entre 4-2-3-1 e o 4-3-3.

ARTILHEIRO

Esperança saudita de gols, Mohammad Al-Sahlawi foi ao lado do emiradense Ahmed Kalil e do polonês Robert Lewandowski o artilheiro das Eliminatórias da Copa com 16 gols marcados. Al-Sahlawi tem 28 gols em 38 partidas por sua seleção e aos 31 anos é até hoje a contratação mais cara de um jogador saudita na história, quando o Al Nassr pagou $ 8 milhões para tirá-lo do Al-Qadisiya em 2009. Na última temporada ele marcou 11 gols e deu 3 assistências em 20 jogos.

Dono de bom posicionamento, o "Serial Killer" como é conhecido também tem boa impulsão que o torno perigoso no jogo aéreo.

CAPITÃO 

Com técnica acima da média, Taisir Al-Jassim é um meia central de 33 anos e o líder de partidas ainda em atividade por sua seleção, 129 jogos. Apesar de não ser muito veloz, Jassim compensado com muito dinamismo e toques rápidos, nunca segurando muito a bola. Tem bom chute de fora da área e é titular da Seleção da Arábia Saudita desde 2006, após péssimo desempenho da equipe no Mundial da Alemanha.

CRAQUE

Emprestado ao Levante no início da temporada, o ponta Fahad Al-Muwallad é o principal jogador dessa equipe saudita. O ponta-direita de 23 anos marcou 10 gols em 42 partidas pela Seleção. Com a saída de Bert van Marwijk que assumiu a Seleção da Austrália e a chegada de Juan Antonio Pizzi, a Seleção passou a usar um esquema mais ofensivo com dois extremos e Al-Muwallad vem sendo destaque nos amistosos que teve a oportunidade. Pelo Levante foram apenas 26 minutos em campo nos 6 meses de Espanha, mas o suficiente para uma mentalidade mais ofensiva e de qualidade do atleta na seleção.

OLHO NELE

Alto (1,91 m), forte e de bom passe, Mohamed Kanno chamou atenção da Seleção da Arábia Saudita desde o fim da última temporada. O volante de 23 anos começou a carreira no Al-Ettifaq e marcou 8 gols em 31 jogos, dando destaque e o levando ao Al-Hilal. Muito perigoso no jogo aéreo e seguro na saída de jogo, Kanno dificilmente será titular pela pouca experiência internacional, mas é uma boa alternativa a se observar entrando durante os jogos.

QUEM FICOU FORA

Aos 37 anos, Mohammad Al-Shalhoub é um dos poucos jogadores ainda em atividade que atuaram na Copa do Mundo de 2002. Profissional desde 1998, atuou apenas no Al-Hilal durante toda sua carreira, conquistando 30 títulos. Pela Seleção Saudita foram 118 jogos, 19 gols, 2 Copas do Mundo disputadas e o título da Copa do Golfo de 2003. Meia-atacante bastante criativo, Shalhoub começou a ser esquecido pela Seleção de seu país em 2012 e com a idade avançada perdeu a titularidade também no seu clube nas últimas temporadas, minando completamente qualquer chance de retornar aos Falcões Verdes.

JOGOS DA ARÁBIA SAUDITA NA COPA
14 de Junho - Rússia x Arábia Saudita (12:00) - Luzhniki Stadium, Moscou
20 de Junho - Arábia Saudita x Uruguai (12:00) - Rostov Arena, Rostov do Don
28 de Junho - Arábia Saudita x Egito (13:00) - Volgograd Arena, Volgogrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário